top of page
Screenshot_2-removebg-preview.png

Bilinguismo Sustentável

Além da implementação — criando programas bilíngues que prosperam por gerações

O bilinguismo sustentável representa um novo olhar sobre a educação bilíngue. Ele vai além de iniciar um programa, ampliar horas de inglês ou adotar uma metodologia. Seu foco está em construir bases sólidas — sistemas, práticas e uma cultura viva — que garantam que o bilinguismo permaneça, evolua e gere resultados consistentes ao longo do tempo.

Para que isso aconteça, é preciso cuidar de várias dimensões que se complementam: qualidade pedagógica, estrutura institucional, desenvolvimento contínuo da equipe, engajamento da comunidade escolar e uma governança que assegure continuidade independente de mudanças de profissionais ou de gestão.

O objetivo é claro: criar um projeto bilíngue que não apenas funcione hoje — mas continue forte, relevante e significativo para esta geração e para as próximas.

O primeiro ciclo do bilinguismo no Brasil foi marcado por expansão e implementação. Porém, muitos projetos tornaram-se frágeis, inconsistentes ou dependentes de indivíduos.

 

Desafios comuns de sustentabilidade:

 

     Rotatividade de professores e perda de conhecimento
     Qualidade inconsistente do programa ao longo dos anos
     Falta de desenvolvimento profissional sistemático
     Estruturas de governança insuficientes
     Compreensão e adesão limitadas das partes interessadas
     Alocação de recursos e restrições orçamentárias
     Desvio do currículo e diluição do programa

 

O Bilinguismo Sustentável surge como “a segunda fase” — a maturidade do movimento.

 

É o momento em que escolas deixam de “ter bilinguismo” e passam a ser bilíngues por identidade.

Como o bilinguismo se torna um projeto duradouro

O Institute for Bilingual Teaching acredita que o bilinguismo só é verdadeiramente transformador quando se torna sustentável — quando atravessa gerações de professores e alunos, mantendo coerência, propósito e excelência acadêmica.

Nosso modelo de sustentabilidade é estruturado em cinco fases evolutivas que representam a jornada de amadurecimento bilíngue de uma escola.

Por Que Esse Conceito É Necessário?

LinesJPG-removebg-preview.png
LinesJPG-removebg-preview.png
LinesJPG-removebg-preview.png
LinesJPG-removebg-preview.png
LinesJPG-removebg-preview.png
LinesJPG-removebg-preview.png
LinesJPG-removebg-preview.png

O CICLO DE SUSTENTABILIDADE

Prontos para impulsionar o bilinguismo na sua escola?

bottom of page